sexta-feira, 17 de abril de 2009

Satélites mostram movimento da terra em terremoto na Itália

Interferograma produzido por dados de satélite mostra a deformação produzida no terreno
Interferograma produzido por dados de satélite mostra a deformação produzida no terreno

Imagens feitas pelos satélites da Agência Espacial Européia (ESA) e da Agência Espacial COSMO-Skymed, o italiano Envisat, mostram o movimento da terra durante o terremoto de 6.3 graus da escala Richter que atingiu a região de L'Áquila, na Itália, no último dia 6 de abril. As imagens estão sendo analisadas por cientistas italianos para mapear as deformações da superfície após o sismo.

Os pesquisadores usaram uma técnica chamada InSAR (Interferometria), uma espécie de versão sofisticada da brincadeira de encontrar diferença entre duas imagens. A técnica envolve a combinação de duas ou mais imagens de radar na mesma localização do terreno de modo a que as medições muito precisas, na escala de poucos milímetros, localizam qualquer diferença na movimentação do solo. A região havia sido fotografada pelo Envistat no dia 1 de fevereiro. Logo depois do terremoto o satélite foi novamente dirigido para fazer uma foto idêntica, na mesma posição e angulação.

Os resultados da análise são uma espécie de interferograma, uma imagem na qual as diferenças entre as imagens aparecem como padrões de interferência coloridos. Um conjunto completo de bandas coloridas, chamadas de franjas, representa o movimento do solo em relação ao satélite. O interferograma mostra nove franjas em torno do epicentro, localizado entre a L'Aquila e Fossa, onde a terra moveu-se 25 centímetros.

As medições foram feitas por um grupo de cientistas do Instituto de Sensoriamento Eletromagnético e Ambiental, IREA, e do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, INGV, ambos da Itália.

Redação Terra

Nenhum comentário: