sábado, 8 de maio de 2010

Antártida: carbono teria chegado aqui em poeira extraterrestre

Partículas de carbono encontradas no gelo da Antártida, que seriam originárias dos primórdios do sistema solar, podem explicar como esse elemento necessário à vida surgiu em nosso planeta. Pesquisadores liderados por Jean Duprat, da Universidade de Paris-Sul, em Orsay, França, derreteram neve e filtraram a água resultante e encontraram duas partículas extraterrestres de poeira. As informações são da New Scientist.

As duas partículas são consideradas relativamente grande, com tamanho entre 80 e 275 micrometros, carregam um pouco de deutério - um isótopo pesado de hidrogênio - e são ricas em carbono. Em um delas, os materiais carbonosos formavam 48% da área analisada e, em outra, eram 85% - uma quantidade maior que qualquer outro material extraterrestre estudado anteriormente.

Pesquisadores já acreditavam que o carbono que deu origem à vida no nosso planeta pode ter vindo de fonte extraterrestre, já que a temperatura da Terra era muito quente para o carbono sólido condensar. Donald Brownlee, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que não está envolvido com a pesquisa, afirmou à reportagem que "uma importante fração" do carbono deve ter chegado do espaço em partículas como essas encontradas na Antártida, a partir de cometas.

Nenhum comentário: