segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nasa: estudo indica que ômega 3 evita enfraquecimento dos ossos

Estudos patrocinados pela Nasa - a agência espacial americana - indicam que o ômega 3 - encontrado principalmente em algumas espécies de peixes, como sardinha e atum - evita o enfraquecimento e até a quebra de ossos, como ocorre durante viagens espaciais e em pessoas com osteoporose.

Segundo a Nasa, os pesquisadores utilizaram dados dos astronautas tanto no solo, quanto em ônibus espaciais e na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). De acordo com a pesquisa a perda da densidade óssea ocorre por causa da falta de gravidade no espaço.

Durante o estudo, os cientistas descobriram que adicionando ômega 3 às células, eles preveniam a ativação de fatores que levavam à quebra de ossos. Um desses elementos é conhecido como fator nuclear kappa B (NFκB), que também pode levar ao enfraquecimento muscular.

Os pesquisadores descobriram também que a ativação do NFκB era maior nas células coletadas logo após a volta à Terra e permanecia alta após duas semanas. Os dados indicam que o processo estaria envolvido com a adaptação à microgravidade e sugerem que a redução da ativação do NFκB pode servir como uma contramedida à perda de densidade óssea.

Ainda de acordo com a Nasa, o estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar no Centro Espacial Johnson, em Houston. Um dos líderes dos trabalhos, Steve Gonda, morreu antes da publicação da pesquisa.

Nenhum comentário: