quinta-feira, 13 de maio de 2010

Argentina prepara 'cápsula do tempo' para próximo século

Em meio aos festejos pelo bicentenário da revolução que abriu caminho para a sua independência, a Argentina está criando uma "cápsula do tempo" com objetos e mensagens que verão a luz do sol apenas em 2110, quando for comemorado o tricentenário do fato histórico.

O Museu da Área Fundacional da província de Mendoza (oeste) convidou as pessoas a deixarem utensílios de uso cotidiano "e mensagens para as futuras gerações, com dados que não se encontram nos registros oficiais", explicou seu diretor, Horacio Chiavazza.

A "cápsula" já conta com vários objetos que podem ser desconhecidos no futuro, entre eles uma fita métrica, um aparelho de mp3, cds, um telefone celular e um relógio, que será parado no tempo na hora em que a caixa for fechada para ser reaberta em maio de 2110, informou.

A caixa é composta por uma urna de cimento de 1,50 metro de comprimento, 0,50 de largura e 0,70 de profundidade, e tudo o que for depositado em seu interior ficará protegido por um envoltório de plástico para garantir sua preservação durante o século.

"O projeto tem como objetivo preservar na memória coletiva elementos simples e mensagens das pessoas", disse seu idealizador.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: