quinta-feira, 6 de maio de 2010

vc repórter: internauta registra fenômeno raro no céu de SE

O internauta Marcelo Júnior registrou um fenômeno astronômico raro no céu de Estância (SE) Foto: Marcelo Júnior/vc repórter

O fenômeno é chamado de raios crepusculares e raios anticrepusculares, dependendo do sentido que os raios atravessam o céu

O internauta Marcelo Júnior registrou um fenômeno astronômico raro no céu da cidade de Estância (SE), a aproximadamente 65 km de Aracaju. A avaliação é do meteorologista da Climatempo Marcos Calil, que analisou as fotos nesta quinta-feira.

Marcelo fotografou o céu de Estância por volta das 17h26 de quarta-feira. Nas imagens, é possível observar os raios de luz solar que atravessam o céu de ponta a ponta, como se o sol estivesse se pondo duas vezes, ao mesmo tempo, numa espécie de "duplo entardecer".

De acordo com Marcos Calil, que é também chefe da Escola Municipal de Astrofísica do Planetário de São Paulo, o fenômeno, chamado de raios crepusculares e raios anticrepusculares é causado "pela interação das nuvens com os raios solares que, com o Sol no horizonte oeste, transpassam todo céu até o lado do horizonte leste, de forma rara", explica.

Ainda segundo Calil, o contrário também pode acontecer, quando os raios solares, no nascer do Sol, transpassam todo o céu do horizonte leste até o oeste.

Recentemente, no mês de abril, um fenômeno semelhante foi registrado no céu de Santiago, no Chile, que na época ficou conhecido como "duplo amanhecer", num termo que, segundo Calil, não existe na astronomia. "Talvez seja um termo cunhado pela imprensa", disse.

Ainda sobre o fenômeno registrado, o astrônomo afirmou nunca ter presenciado um.

O internauta Marcelo Júnior, de Estância (SE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórtervc repórter

Nenhum comentário: