quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atlantis se aposenta após completar sua última missão com sucesso

A nave espacial Atlantis retornou hoje à Terra, após concluir com sucesso sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS), 25 anos após sua primeira decolagem e com mais de 185 milhões de quilômetros percorridos.

A nave tocou o solo às 8h48 local (9h48, Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, depois que as tempestades que ameaçavam a região nesta manhã durante a aterrissagem se dissiparam.

Depois de receber sinal verde da equipe de controle em terra que revisou o estado do escudo de proteção térmico antes de entrar na atmosfera, os astronautas estavam preparados para voltar para casa.

Com uma aterrissagem perfeita sob o céu azul de Cabo Canaveral, os seis astronautas concluíram com sucesso a missão de 12 dias.

O comandante Ken Ham, o piloto Tony Antonelli, e os especialistas de missão Michael Good, Garrett Reisman, Steve Bowen e Piers Sellers foram os últimos tripulantes desta nave espacial.

A missão marca a aposentadoria da Atlantis e foi a terceira das cinco viagens que a Nasa tem programadas para as naves americanas, que também devem deixar de trabalhar, em 2010.

Os seis tripulantes da Atlantis entregaram um compartimento integrado de carga e um módulo de pesquisas científicas construído pela agência espacial russa.

Além disso, deixaram o terreno preparado para as futuras visitas à ISS com um novo ponto de acoplamento para as naves russas "Soyuz" e "Progress", que devem substituir às naves americanas nas missões.

Durante as jornadas de trabalho em órbita a mais de 400 quilômetros da Terra, os astronautas instalaram uma antena de comunicação, acrescentaram partes ao braço robótico Canadian Dextre e colocaram seis novas baterias, que foram substituídas durante a segunda e terceira caminhada espacial.

As baterias da ISS, que medem individualmente quase um metro cúbico e pesam 170 quilos, armazenam a eletricidade gerada pelos vastos painéis solares e custam US$ 3,6 milhões cada.

A ISS orbita a 27 mil km/h e é um projeto internacional que conta com a participação de 16 países e inclui membros da Agência Espacial Europeia, Rússia e Japão.

Esta foi a 32ª missão espacial da Atlantis, e a 132ª realizada pelas naves desde que iniciaram seu serviço em abril de 1981.

Da frota de cinco naves que entraram em atividade nesse ano, duas, a Challenger e a Colúmbia, sofreram sérios acidentes que marcaram a história da Nasa.

A primeira explodiu em janeiro de 1986 pouco após decolar e a Colúmbia se desintegrou em fevereiro de 2003, quando se reintegrava a atmosfera após uma missão bem sucedida. Nos dois acidentes sete tripulantes morreram.

Este ano a Nasa pretende aposentar as três naves restantes com os quais levou provisões à ISS, a Atlantis, a Discovery e a Endeavour, que serão substituídas em 2015 por naves Orion, muito maiores e com maior capacidade de carga.

Enquanto isso, as naves russas Soyuz ficarão encarregadas de levar à tripulação de revezamento à ISS.

Com a Atlantis e sua tripulação a salvo, a Nasa prepara-se para o lançamento da nave Discovery, que deve decolar em setembro.

A Discovery entregará o módulo permanente multipropósitos "Leonardo", e também levará peças para a estação e um transportador de carga adicional.

Além disso, a bordo do Discovery viajará um novo companheiro para os astronautas da ISS.

O robô Robonauta 2 (R2) será o primeiro de aparência humana no espaço e se transformará em um residente permanente da estação, embora suas operações estejam limitadas ao laboratório Destiny.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: