segunda-feira, 17 de maio de 2010

Astronauta passará lua de mel trancado 18 meses com 5 homens

astronauta russo Alexei Sitev vai ter que deixar de lado a sua lua de mel com sua mulher, Ekaterina Golubeva, para passar 18 meses trancado em um simulador de espaçonave com outros cinco homens. Tudo isso para um experimento que visa estudar como seria uma viagem a Marte. As informações são do Daily Mail.

O casal, que está casado há cerca de quatro semanas - e ainda não planejou uma lua de mel -, sabia do experimento antes da cerimônia, mas o noivo decidiu seguir em frente com a troca de alianças como sinal de "comprometimento". O astronauta de 38 anos será trancado na semana que vem em uma cápsula de aço com cerca de 300 m², sem janelas, com os companheiros que foram escolhidos para desempenhar uma série de tarefas necessárias a uma missão real.

O experimento da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) é chamado de Mars500 e é dividido em três fases: 250 dias que simulam a viagem de ida ao planeta vermelho; 30 dias em sua superfície; 240 dias para o retorno.

A porta será aberta apenas após os 520 dias de experimento, ou seja, tudo que eles precisarão para sobreviver dentro da cápsula será colocado antes de a porta fechar. Durante o tempo de isolamento, os membros da tripulação - três russos, um chinês, um francês e um italiano - experimentarão praticamente todas as condições da viagem, com exceção da radiação e da baixa gravidade.

A separação
O astronauta diz que será difícil viver o início da vida de casado longe da mulher, ainda mais por um período tão longo. Ele destaca entre as dificuldades a falta de comunicação com a mulher e a falta de sexo. Contudo, o russo diz que a maior dificuldade do trabalho vai ser a monotonia.

A mulher de Sitev é uma médica de 35 anos e diz que ficou surpresa quando o então noivo lhe contou que faria parte do experimento. Além disso, ele foi voluntário. Contudo, ela afirma que o mais importante é que o marido siga suas ambições.

A vida na "espaçonave"
Os membros da equipe poderão levar objetos pessoais, como livros, computadores e filmes, além de praticarem exercícios físicos ou estudarem para passar o tempo. A dieta será idêntica à de uma missão espacial, assim como a comunicação se a viagem fosse real - com um atraso (delay) de até 20 minutos entre a "Terra" e a "espaçonave".

Os cientistas utilizarão o estudo para medir os níveis de estresse, níveis hormonais, qualidade de sono, os benefícios da dieta, entre outros aspectos. Os organizadores afirmam que, se um participante chegar à conclusão de que não aguenta mais ficar preso dentro da cápsula, ele será retirado, mas antes eles tentarão convencê-lo a ficar.

Uma simulação já foi conduzida no ano passado no mesmo local - no Insituto de Problemas Biomédicos da Rússia, em Moscou - mas durou "apenas" 105 dias. A ESA afirma que o grupo que entrará na cápsula na semana que vem será pioneiro. Pelo visto, a lua de mel de Ekaterina também.

Nenhum comentário: