segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cientista explica "duplo amanhecer" visto no Chile

O duplo amanhecer foi visto em abril em Santiago, no Chile. Na direita, o sol nasce e, na esquerda, ao mesmo tempo, um fenômeno faz parecer que há um ... Foto: René Inostroza/Terra Chile

O duplo amanhecer foi visto em abril em Santiago, no Chile. Na direita, o sol nasce e, na esquerda, ao mesmo tempo, um fenômeno faz parecer que há um segundo amanhecer

Um fenômeno que pode ser visto em Santiago, no Chile, em abril e que dava a impressão de o sol estar nascendo duas vezes ao mesmo tempo - uma vez no leste e outra no oeste - tem uma explicação científica. De acordo com Arturo Gómez, do observatório Cerro Totolo, as imagens não são falsas e trata-se de um fenômeno conhecido como raios crepusculares e raios anticrepusculares.

"O problema era que se via 'dois amanheceres' no céu, tomando como pontos de referência raios de luz e sombra que se viam no oriente e outro no poente", diz o cientista, que afirma ainda que o fenômeno foi resultado de uma condição particular do Sol e das nuvens.

"Os raios crepusculares, provenientes do Sol, ao se encontrarem com nuvens que estão em deslocamento dão origem a essas linhas de luz e sombra que são vistas como divergentes, somente por um efeito de perspectiva, e, por sua vez, se veem convergentes e opostas às anteriores (do nascer verdadeiro do Sol), também por esse mesmo efeito de perspectiva (raios anticrepusculares)", diz Gómez.

Ainda de acordo com o cientista, esses raios de luz e sombra são visíveis a olho nu devido à suspensão, resultante da baixa atmosfera, de pó e umidade. O fenômeno, diz Gómez, é muito comum em lugares abertos e de ampla visão, como do local onde foram tiradas as fotos, no 19ª andar de um prédio em Santiago.

Nenhum comentário: