segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arianespace lançará em 2012 satélite argentino Arsat-1

A empresa europeia Arianespace porá em órbita em meados de 2012 o satélite argentino Arsat-1, que oferecerá um amplo serviço de telecomunicações de televisão, telefonia, internet e transmissão de dados para a Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, informou hoje o consórcio aeroespacial.

Do centro espacial de Kuru, na Guiana francesa, um foguete Ariane 5 ou Soyuz colocará em órbita geoestacionária (com um período de rotação igual ao da Terra) o satélite, o primeiro destas características construído na Argentina.

O equipamento, com uma vida útil que rondará os 15 anos, pesará 2.900 quilos na decolagem, será equipado com 24 repetidores de banda KU e será desenvolvido pela empresa argentina INVAP, abastecida pelas europeias Astrium e Thales Alenia Space.

O Arsat-1, que pertence à Empresa Argentina de Soluções Satélites Sociedade Anônima (ARSAT), firma de capital estatal que opera desde 2006, será o segundo satélite desse país que a Arianespace levará ao espaço, após o lançamento em 1997 do Nahuel 1A.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: