sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nave russa chega com sucesso à ISS

A nave espacial russa Soyuz TMA-19 se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou nesta sexta-feira o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. "O acoplamento foi efetuado em regime automático e sem nenhum contratempo", disse um porta-voz do CCVE citado pela agência Interfax.

A nave russa, que decolou na terça-feira passada da base de Baikonur, no Casaquistão, levou à ISS o cosmonauta russo Fiodor Yurchikhin e os astronautas americanos Doug Wheelock e Shannon Walker. Eles foram recebidos pelos russos Alexander Skvortsov e Mikhail Kornienko e a americana Tracy Caldwell.

Durante sua missão na ISS, que durará cinco meses, os três terão a tarefa de realizar testes científicos, descarregar três naves de carga Progress e montar um satélite experimental.

Também participarão de numerosas experiências científicas, principalmente nas áreas geofísica e médica, e testarão um sistema de prevenção de catástrofes. Os astronautas criarão ainda um blog e um e-mail para a troca de informação sobre a ISS.

A Estação Espacial Internacional é um projeto de 100 bilhões de dólares iniciado em 1998 e do qual participam 16 países, mas financiado principalmente pelos Estados Unidos.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: