quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fracassa lançamento de foguete pela Coreia do Sul, diz governo

Coreia do Sul - 7h05  -  Carregando um satélite de estudo climático, o foguete Naro-1 decola da base de Goheung. Após adiamento do lançamento, ... Foto: AP

Após adiamento do lançamento, inicialmente marcado para esta quarta-feira, a equipe sul-coreana voltou a ficar sob tensão, quando, dois minutos depois da partida, o contato com o foguete foi perdido

A Coreia do Sul lançou nesta quinta-feira seu foguete espacial Naro-1 (KSLV-1) para pôr em órbita um satélite científico, mas dois minutos depois os controladores em terra perderam a comunicação com o aparelho.

Segundos após a decolagem, os controladores do centro espacial perderam a comunicação com o foguete, logo depois de superar a velocidade do som, segundo informaram os cientistas. O foguete foi lançado da base espacial da ilha de Naro, na província de Jeolla, cerca de 485 quilômetros ao sul de Seul, às 17h01 pelo horário local (5h01 em Brasília).

A sequência do lançamento, que em primeiro momento parecia transcorrer com normalidade, devia ajudar a separar da primeira fase do foguete quatro minutos depois da decolagem, enquanto o satélite devia separar-se cinco minutos mais tarde, a cerca de 302 quilômetros de altura.

O foguete parece ter explodido no ar, informou o ministro de Ciência e Tecnologia sul-coreano, Ahn Byung-man. Aparentemente, o foguete explodiu apenas 137,19 segundos depois da decolagem, após alcançar uma altitude de 70 quilômetros.

Este é o segundo fracasso consecutivo no programa espacial da Coreia do Sul, que pretendia se transformar no décimo país do mundo a lançar ao espaço um foguete de fabricação própria, construído com a colaboração da Rússia.

O ministro disse que os controladores viram uma forte luz na parte superior da câmara do foguete, o que poderia confirmar sua explosão. No entanto, em um primeiro momento, havia esperanças de que o foguete tivesse seguido seu caminho como estava previsto até colocar o satélite que carregava em órbita.

Cientistas de Coreia do Sul e Rússia deram início a uma análise detalhada da trajetória do foguete e será formado um comitê de investigação dos dois países para esclarecer as causas da possível explosão.

A primeira fase do foguete devia desprender-se aos 232 segundos, cerca de quatro minutos depois da decolagem, e cinco minuto depois devia colocar em órbita, a 302 quilômetros de altura, o satélite de cem quilos que transportava.

Adiamentos
O Naro-1 seria lançado na quarta-feira, mas a decolagem teve que ser adiada devido a um problema no sistema de prevenção de incêndios na plataforma de lançamento.

Em agosto do ano passado, a Coreia do Sul tentou pôr em órbita um satélite com seu primeiro foguete de fabricação própria, mas o aparelho não chegou a entrar em órbita.

Os especialistas consideraram que o teste de 2009 teve êxito parcial, já que o foguete, fabricado em colaboração com a Rússia, funcionou sem problemas - mesmo que o satélite não tenha chegado a orbitar.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: