sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cientistas descobrem que galáxia tem "cauda" de gás e estrelas

A IC 3418 (dir.) parecia mais uma galáxia em espiral. Mas observações em ultravioleta (esq.) mostraram que ela tem uma espécie de cauda. Segundo ... Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação

A IC 3418 (dir.) parecia mais uma galáxia em espiral. Mas observações em ultravioleta (esq.) mostraram que ela tem uma espécie de "cauda". Segundo cientistas, essa descoberta pode facilitar o estudo sobre a formação das estrelas

Observações em ultravioleta da galáxia IC 3418 indicam que, apesar de parecer mais uma galáxia espiral comum, ela tem uma espécie de "cauda". Não só isso, essa região é composta de milhares de jovens estrelas. As informações são da Science.

O aglomerado de estrelas fica localizado a 54 milhões de anos-luz no meio do imenso agrupamento de Virgem (que tem mais de 1,5 mil galáxias próximas). Esse agrupamento é tão grande que sua força gravitacional está puxando IC 3418 para o seu centro a uma velocidade de 3,6 milhões de km/h, o que deixa para trás amontoados de gás que formam um rastro.

Segundo um estudo publicado neste mês no The Astrophysical Journal Letters, esse gás é influenciado pelas outras galáxias (assim como a cauda de um cometa é atingida pelos ventos solares), acaba por condensar e formar estrelas.

De acordo com a pesquisa, essa "cauda" de jovens estrelas oferece uma possibilidade de estudar a formação desses astros muito mais facilmente do que em outras galáxias, onde esse processo fica encoberto por grandes nuvens de gás e poeira.

Nenhum comentário: