quinta-feira, 24 de junho de 2010

Japão começa a abrir sonda que viajou 5 bilhões de km

Antes de ser totalmente desintegrada, a sonda Hayabusa lançou a pequena cápsula que pode conter material do asteroide Itokawa Foto: Jaxa/Divulgação

Antes de ser totalmente desintegrada, a sonda Hayabusa lançou a pequena cápsula que pode conter material do asteroide Itokawa

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciou nesta quinta-feira que começou os trabalhos para abrir a cápsula da sonda Hayabusa, que retornou à Terra no último dia 13. A sonda retornou ao nosso planeta após viajar até o asteroide Itokawa em uma viagem de sete anos e aproximadamente 5 bilhões de km.

Segundo a Jaxa, a abertura da cápsula deve demorar uma semana para ser finalizada. A sonda Hayabusa ("Falcão") se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre. O artefato lançou então a cápsula quando sobrevoava a zona militar Woomera, no deserto australiano. A cápsula, do tamanho de uma bola de basquete, deve conter matéria procedente do asteroide.

É a primeira vez na história da conquista espacial que uma sonda volta à Terra depois de ter entrado em contato com um asteroide. Os inúmeros problemas técnicos que sofreu o aparelho, devido especialmente à pouca gravidade que existe na superfície do asteroide, levantam dúvidas sobre a presença de amostras na cápsula.

Com informações da AFP..

Nenhum comentário: