quarta-feira, 9 de junho de 2010

Problema técnico faz Coreia do Sul adiar lançamento de foguete

A Coreia do Sul adiou o lançamento de seu foguete espacial Naro-1, marcado para esta quarta-feira. Seria a segunda tentativa de pôr em órbita o satélite informou a televisão YTN.

O foguete deveria decolar às 17h locais (5h em Brasília), mas um problema no sistema de prevenção de incêndios na plataforma de lançamento, que causou uma fuga de líquido contra incêndios, atrasou a sequência de decolagem, segundo as primeiras informações dos especialistas.

O contratempo, que não afetou diretamente o foguete, aconteceu pouco antes do início da injeção do combustível e três horas antes do momento previsto para a decolagem. Ainda não foi marcada uma nova data para o lançamento.

A Coreia do Sul quer se tornar o décimo país no mundo que põe em órbita um satélite com um foguete de fabricação própria, embora a agência espacial sul-coreana Kari tenha contado com ajuda técnica da Rússia.

O lançamento do Naro-1 seria realizado no centro espacial Naro, na província de Jeolla (sul do país), para onde o foguete foi levado na última segunda-feira para preparação da decolagem.

No mesmo dia, o aparelho sofreu um problema durante a colocação na plataforma, mas a situação foi contornada pouco depois.

Em agosto do ano passado, a Coreia do Sul tentou colocar em órbita um satélite com um foguete criado no próprio país, mas ele não chegou a entrar em órbita.

Na ocasião, as duas partes do foguete se separaram como era esperado, mas o satélite chegou a altitude maior que a planejada (360 quilômetros em vez dos 302 previstos), e por isso não conseguiu estabelecer trajetória orbital.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: