sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Opportunity" deixa a cratera Victoria em Marte

A sonda espacial Opportunity deixou a cratera Victoria em Marte aproveitando o rastro que deixou ao entrar nele há um ano para estudar as rochas de suas encostas, informou nesta sexta-feira a Nasa (agência espacial americana).

A "Opportunity já está em terreno plano", disse Paolo Bellutta, um dos cientistas da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial americana.

Bellutta acrescentou que o veículo de seis rodas independentes utilizou na quinta-feira o rastro de quase sete metros que deixou há quase um ano quando abandonou a beira da cratera e desceu sobre uma de suas encostas.

Esse foi o capítulo final de uma série de manobras nas quais o veículo se deslocou por cerca de 50 metros e que duraram aproximadamente um mês.

John Callas, diretor do projeto científico da "Opportunity" e de sua gêmea "Spirit", anunciou sua "próxima aventura sobre as planícies de Meridiani, nas imediações da cratera Victoria".

"Entramos sem problemas na cratera, completamos nossa missão, e saímos sem problemas", acrescentou satisfeito com o sucesso do veículo explorador.

Na semana passada, a Nasa anunciou em comunicado que agora a "Opportunity" iniciará a análise das rochas próximas a Victoria, muitas das quais foram lançadas à atmosfera do planeta com o impacto do objeto que criou a cratera.

"Nossa experiência nos diz que há muita diversidade nessas rochas" e seu exame será importante para compreender a geologia da região, disse Scott McLennan, da Universidade Estatal de Nova York, e um dos membros da equipe científica.

A sonda "Opportunity" entrou na cratera no dia 11 de setembro de 2007, um ano após analisar as bordas da Victoria, que tem um diâmetro de cerca de 800 metros.

Ao contrário da "Spirit" que perdeu o uso de uma de suas rodas, as seis da "Opportunity" trabalham perfeitamente e funcionaram 10 vezes mais do que se tinha previsto, informou o JPL.

A "Spirit" retomou seus trabalhos de prospecção na semana passada, após sobreviver ao inclemente inverno marciano, embora só poderá se movimentar uma vez que aumentar a recepção de luz solar nos painéis que lhe proporcionam energia, disse o JPL.

"Ambos os veículos mostram sinais de envelhecimento, mas ainda são capazes de realizar prospecção científica e descobrimentos", sustentou Callas.

Imagem cedida pela Nasa mostra marcas da passagem do veículo
Imagem cedida pela Nasa mostra marcas da passagem do veículo "Opportunity" em solo marciano

Nenhum comentário: