quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Astronautas terão janela panorâmica em estação espacial

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) vão poder contar com a maior janela já construída para observação no espaço. A janela será formada por outras sete menores, de 80 cm de largura cada uma, que serão montadas em forma "cúpula". Por isso, esse posto de observação está sendo batizado de Cupola. Ele deve ser anexado à estação em janeiro de 2009. As informações são do site The Wall Street Journal.

De dentro da Cupola, os astronautas vão poder ter uma vista panorâmica do espaço e comandar operações na estação. Com um diâmetro de 2 m e altura de 1,5 m, a "cúpula" permite que dois astronautas trabalhem simultaneamente no local. Ela é equipada com comandos para que os tripulantes operem o braço robótico da estação.

Ela será formada por quatro camadas. A camada externa tem a função de proteger o interior de objetos vagando pelo espaço. As duas camadas intermediárias foram designadas para resistir à força de pressurização da estação. A camada interior tem a função de proteger a estrutura de choques das botas dos astronautas e de qualquer colisão interna.

O projeto Cupola foi iniciado pela agência espacial americana (Nasa) e a empresa Boeing, mas cancelado em função de seus altos custos. Após um acordo entre a Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA), o projeto foi transferido para a Europa em 1998.

A Cupola teve elementos construídos por uma série de parceiros, mas a maior parte das partes, além da montagem final, foi feita pela empresa italiana Alenia Spazio.

"Para longas estadias, os benefícios psicológicos vão ser grandes", diz a coordenadora Doriana Buffa, que descreveu a Cupula como "um cordão umbilical ligando a tripulação à Terra".

A moldura tem de resistir às variações de temperatura ou poderia dobrar e quebrar o vidro, e também deve resistir e repelir micrometeoros e radiação cósmica a fim de proteger astronautas de queimaduras solares.

Iniciada em 1998, e progressivamente ampliada, a Estação Espacial (ISS) em órbita é um laboratório construído em parceria entre os EUA, Europa, Canadá, Rússia e Japão. Os astronautas estudam principalmente a Terra, a gravidade zero em novas tecnologias e os efeitos do espaço sobre o homem.

O pequeno espaço da estação poderia trazer uma sensação de claustrofobia aos tripulantes, e com o projeto de ampliação da estação - quando a sua população permanente dobra para seis - a situação poderia ficar insustentável. O que poderia ser amenizado pela nova janela.

Homens e mulheres que estão confinados em grupo têm necessidade de recarregar as baterias emocionais, diz Simonetta Di Pippo, diretor da Agência Espacial Européia. "Se os astronautas não estiverem de bom humor, uma missão poderia tornar-se incontrolável em poucos dias", diz ele.

Nenhum comentário: