quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nasa adia lançamento de novo veículo marciano

A Nasa, a agência espacial americana, anunciou hoje que adiou até 2011 o lançamento do Laboratório de Ciência de Marte (MSL, na sigla em inglês), devido a "problemas de equipamento" que precisam ser resolvidos antes da missão.

"A data de lançamento, em outubro de 2009, já não é factível, devido à necessidade de realizar mais testes e de resolver alguns problemas de equipamento", indicou a agência.

Michael Griffin, administrador da Nasa, explicou que o principal entrave está nos motores do jipe que fará a busca por condições de vida microbiana, presente ou passada. "Tenho total confiança de que a equipe do JPL (Jet Propulsion Laboratory) poderá superar as dificuldades, mas determinamos que uma tentativa para 2009 iria exigir que assumíssemos riscos demais - mais do que eu considero apropriado para uma missão especial como o Mars Science Laboratory", disse ele a jornalistas.

"Uma missão como esta está apenas atrás de uma missão tripulada em termos de importância", acrescentou Griffin. Ele afirmou que o problema técnico poderia ser resolvido em poucos meses, mas que só há oportunidades de lançamento para Marte a cada 26 meses, devido à posição relativa dos planetas em seu movimento de translação em torno do Sol.

O acréscimo financeiro em razão do adiamento será de US$ 400 milhões no custo total da operação, estimada em atingir a quantia de US$ 2,2 bilhões.

O veículo tem o objetivo de analisar amostras de solo e do núcleo das rochas em uma maior escala que os veículos anteriores - Spirit e Opportunity - para investigar a possibilidade do planeta ter abrigado alguma forma de vida.

Concepção artística do veículo explorador Mars Science Laboratory (MSL)
Concepção artística do veículo explorador Mars Science Laboratory (MSL)

Com informações das agências EFE, AP e Reuters

Nenhum comentário: