segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ISS: astronautas receberão Ano-Novo por 16 vezes

Enquanto as pessoas aguardam o ano inteiro para abrir a espumante em apenas um dia de Réveillon, os astronautas americanos e russos da Estação Espacial Internacional (ISS) serão privilegiados e poderão "comemorar" o Ano-Novo por 16 vezes. A cerca de 400 km de distância da Terra, a ISS se transformará em uma espécie de "máquina do tempo" no próximo dia 31 de dezembro. As informações são do Terra Espanha.

A mudança de datas na Terra avança do Oriente para o Ocidente, enquanto a plataforma orbital voa na direção contrária, completando 16 voltas no planeta a cada 24 horas, ambas de aproximadamente uma hora e meia, segundo explicou Alexandr Kiréyev, chefe do grupo de coordenação balística do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE), citado pela agência Interfax. Durante cada volta, a estação atravessa, um por um, os fusos horários onde o novo dia terá chegado e regressa a outros onde ainda está a data anterior.

"Os cosmonautas receberão o Ano-Novo nas 16 vezes em que cruzarão a barreira do tempo em 2009, mas voltarão 15 vezes a 2008", informou Kiréyev à agência russa. No entanto, os astronautas se limitam a festejar mais de uma vez o Ano-Novo e comemoram a data de acordo com as horas correspondentes aos seus países.

Os tripulantes alcançarão a data pela primeira vez quando estiverem sobrevoando o Pacífico, às 11.01 GMT de 31 de dezembro (9h01 no horário de Brasília), e a última vez sobre as águas do mesmo oceano, às 10.03 GMT (8h01 de Brasília). Atualmente, integram a tripulação o cosmonauta russo Yuri Lonchakov e os americanos Michael Fincke e Sandra Magnus.

10 anos de ISS
A Estação Espacial Internacional, que completou dez anos este ano, é uma base espacial avaliada em US$ 100 milhões que orbita ao redor da Terra, em média a 350 km de altitude. Seu objetivo principal é facilitar a pesquisa científica e a exploração espacial, e sua construção deve finalmente ser concluída em 2010.

Ela sucede a estação orbital russa Mir ("paz" em russo), voluntariamente destruída por causa de sua velhice, em março de 2001, depois de 15 anos no espaço. A história da ISS se iniciou em novembro de 1998 com a colocação em órbita do primeiro módulo Zaria, construído pelos russos e financiado pelos Estados Unidos.

A ISS mantém uma tripulação permanente de três astronautas, que ficam a bordo por períodos de vários meses. A capacidade de acomodação deve ser ampliada para 2009, graças aos materiais e equipamentos trazidos pelo ônibus espacial Endeavour em novembro.

Estação Espacial Internacional se transformará em uma espécie de
Estação Espacial Internacional se transformará em uma espécie de "máquina do tempo" em 31 de dezembro

Nenhum comentário: