domingo, 21 de fevereiro de 2010

Apesar do tempo, Nasa continua com planos para retorno do "Endeavour"

A Nasa (agência espacial americana) mantém os planos para a aterrissagem hoje do ônibus espacial "Endeavour", embora reconheça que há possibilidades de que as condições do tempo alterem o retorno.

Inicialmente, está previsto que a nave, que volta de uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), chegue às 22h20 locais (0h20 de segunda-feira em Brasília) no centro espacial Kennedy, no estado americano da Flórida.

Existe uma segunda oportunidade de aterrissagem no mesmo local às 23h55 locais (1h55 de segunda-feira em Brasília).

Além disso, a Nasa preparou as instalações da base aérea de Edwards, na Califórnia, para que o "Endeavour" pouse ali caso não possa fazê-lo na Flórida. Esta aterrissagem ocorreria já na madrugada de segunda-feira pelo horário local.

O diretor de voos da Nasa, Norm Knight, quis incentivar a tripulação do "Endeavour" ao assegurar que já havia visto condições meteorológicas piores.

Segundo a imprensa americana, a previsão do tempo aponta que as condições piorarão na Flórida, enquanto devem melhorar na Califórnia nas próximas horas.

Caso necessário, o "Endeavour" pode ficar na órbita terrestre até a próxima terça-feira.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: