sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mau tempo poderia atrasar retorno da Endeavour à Terra

A nave Endeavour, que se preparava neste sábado para retornar, neste domingo, à Terra, poderia ser obrigada a permanecer um dia mais no espaço tendo em vista o mau tempo em Cabo Canaveral (Flórida), onde deveria aterrissar.

O responsável da equipe da Nasa (agência espacial americana) que supervisiona a missão da nave, Leroy Cain, disse hoje que a chuva e as nuvens baixas na área do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, poderiam dificultar ou inclusive impedir a aterrissagem da Endeavour, prevista para as 0h16 de domingo (horário de Brasília).

A Nasa considera que atualmente há uma possibilidade de 50% que a nave possa aterrissar em Cabo Canaveral. É possível que chova a 48 km da pista de aterrissagem, condição que proíbe à agência espacial realizar este tipo de manobra, e as nuvens também poderiam estar baixas demais para permitir à Endeavour retornar definitivamente à Terra após uma missão de 14 dias no espaço e nove na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), disse Cain.

A Nasa preparou para qualquer eventualidade também a pista da Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, mas ali as condições meteorológicas também são incertas, disse.

A nave tem a 1h51 de Brasília uma segunda possibilidade de aterrissar em Cabo Canaveral. Se não for possível, a Nasa desviaria a nave para a Califórnia, onde poderia aterrissar às 3h20 de Brasília da segunda-feira ou às 4h55 do mesmo dia em uma segunda tentativa.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: