terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Futuro da Nasa não poderia ser mais empolgante, diz diretor

O diretor da agência espacial americana, Charles Bolden fala em coletiva nesta terça-feira Foto: Lígia Hougland/Especial para Terra

O diretor da agência espacial americana, Charles Bolden, fala em coletiva nesta terça-feira

O diretor da agência espacial americana, Charles Bolden, disse, em Washington, nesta terça-feira, que a nova proposta de orçamento para a Nasa, divulgada ontem por Barack Obama, possibilita um "futuro que não poderia ser mais empolgante". O novo orçamento oferece à Nasa US$ 6 bilhões ao longo dos próximos cinco anos que devem ser usados para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

A proposta do presidente americano determina que os programas de transporte espacial sejam transferidos a companhias privadas. "Isso assegura que sistemas comerciais possam transportar humanos de modo seguro e confiável à órbita baixa da Terra, com o respaldo da experiência e do conhecimento técnico da Nasa", disse Bolden.

A nova estratégia possibilitará que, no futuro próximo, existam diversos provedores de transporte espacial à disposição. "Com transporte espacial mais barato e seguro, mais pessoas poderão viver as experiências transformadoras que tive a sorte de ter", disse o general Bolden, que foi astronauta e participou de quatro missões em ônibus espacial.

A agência espacial acredita que os novos parceiros comerciais contam com a capacidade técnica necessária para construir e operar um táxi para tripulação espacial que poderá estar em operação já em 2016.

A Nasa pretende empregar os recursos concedidos pelo governo para desenvolver, entre outras, tecnologias que viabilizem locais de abastecimento de combustível em órbita e veículos mais leves para lançamento.

O diretor da Nasa garante que os EUA ainda continuarão a ser a nação líder em exploração espacial, apesar do corte nos fundos para enviar astronautas ao espaço. "A exploração espacial está no nosso DNA", disse ele.

Bolden também afirma que a China tem interesse em uma parceria com os EUA em missões espaciais. "Ainda somos a nação com a qual todos querem explorar o espaço", falou. "O presidente Obama ofereceu recursos suficientes para desenvolvermos tecnologias e, assim, chegaremos a Marte mais rápido", falou o diretor da agência.

No entanto, Bolden admite que a nova orientação da administração da Nasa - de não enviar mais homens à Lua - foi um choque para os astronautas que trabalhavam em programas de transporte de humanos ao espaço. "Foi como receber a notícia de uma morte na família. Eles precisam de tempo para se recuperarem", disse Bolden.

A proposta de Barack Obama para o orçamento da Nasa ainda precisa ser aprovada pelo Congresso americano.

Nenhum comentário: