quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Astronauta japonês da ISS confunde Salvador com Rio em foto

O astronauta japonês Soichi Noguchi, membro da estação espacial internacional (ISS), divulgou em seu twitter esta foto da região do Rio de Janeiro  Foto: Soichi Noguchi/ISS/Reprodução

Astronauta Soichi Noguchi se equivocou ao dizer que imagem publicada em seu Twitter era uma "região do Rio de Janeiro"

O astronauta japonês Soichi Noguchi se equivocou nesta quarta-feira ao dizer que uma imagem divulgada em seu Twitter era de uma "região do Rio de Janeiro". Na verdade, a foto trata-se de uma região da cidade de Salvador (BA).

O Terra publicou anteriormente a informação incorreta postada pelo astronauta Soichi Noguchi, como pode ser vista em seu Twitter.

A imagem foi captada de dentro da Estação Espacial Internacional (ISS), onde Noguchi e os outros quatro membros da plataforma orbital receberam nesta quarta os seis astronautas vindos na missão do ônibus espacial Endeavour.

Os astronautas residentes atualmente na ISS costumam a registrar impressionantes imagens de algumas das principais cidades da Terra à noite graças a anos de trabalho e aperfeiçoamento técnico. Geralmente, as fotos são tiradas de uma distância entre 350 e 400 km do planeta.

No início do projeto, os astronautas encontraram dificuldades para obter fotografias nítidas, já que as lentes precisam de um grande tempo de exposição, mas a ISS se move rapidamente. Eles então desenvolveram um tripé colocado sobre uma plataforma que pode ser movida lentamente, compensando a rotação da Terra e o deslocamento da Estação, o que possibilitou a captação de imagens com boa resolução.

Redação Terra

Com informações da BBC Brasil

Colaborou com esta notícia o internauta Osvaldo Lemes, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: