quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vídeo inédito de amador mostra explosão da nave Challenger

Sequencia mostra explosão da nave Challenger em 15 de fevereiro de 1986 Foto: AFP

Sequência da Nasa mostra explosão do ônibus espacial Challenger em 28 de janeiro de 1986

Um vídeo amador jamais visto, que mostra em ângulo inédito a explosão do ônibus espacial Challenger, com sete tripulantes a bordo, veio à tona duas décadas depois da tragédia nos Estados Unidos. As imagens foram captadas pelo aposentado Jack Moss em Winter Garden, a poucos quilômetros do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na manhã do dia 28 de janeiro de 1986. As informações são do jornal britânico The Guardian.

No vídeo de quase quatro minutos, Jack Moss acompanhava ao lado da família o lançamento do Challenger, que se desintegrou no céu apenas 73 segundos após o lançamento. Depois da explosão, é possível ouvir o aposentado especulando sobre o que teria acontecido, já que uma cortina de fumaça havia se formado no céu.

A fita foi esquecida no porão da casa da família Moss e Jack somente voltou a falar sobre ela quando conheceu Marc Wessels, diretor do Arquivo de Exploração Espacial, que arquiva registros espaciais para fins educacionais no país, durante uma reunião de sua igreja. O aposentado prometeu doá-la ao amigo quando morresse. Em dezembro do ano passado, Jack Moss não resistiu a um câncer.

A explosão do ônibus espacial Challenger ocorreu por causa de um defeito nos tanques de combustível. Todos os sete tripulantes morreram: Mike Smith, Dick Scobee, Ron McNair, Ellison Onizuka, Christa McAuliffe (professora e primeira civil a participar de um voo espacial), Greg Jarvis e Judith Resnik.

O desastre paralisou o programa espacial americano durante meses e uma uma extensa investigação foi realizada no processo de controle de qualidade da fabricação das peças. A nave foi a segunda a ser construída depois do ônibus espacial Columbia - que também explodiu com sete tripulantes em 2003, quando reingressava à atmosfera terrestre. A Challenger fez sua missão inaugural em 4 de abril de 1983.

Nenhum comentário: