quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nasa lança com sucesso nova sonda que irá pesquisar o Sol

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO) foi lançado às 13h20 (horário de Brasília) a bordo de um foguete Atlas V, de Cabo Canaveral, na Flórida Foto: Nasa/Divulgação

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO) foi lançado às 13h20 (horário de Brasília) a bordo de um foguete Atlas V, de Cabo Canaveral, na Flórida

A Nasa, agência espacial americana, lançou com sucesso nesta quinta-feira a nova sonda que irá tentar decifrar os mistérios do Sol. O lançamento do Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), a bordo de um foguete Atlas V, ocorreu às 13h20 (horário de Brasília), a partir do Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida.

O SDO vai captar imagens detalhadas da estrela para tentar compreender melhor seu comportamento e o impacto sobre a Terra. A sonda teve o custo de US$ 800 milhões. A missão, prevista para durar pelo menos cinco anos, tem como objetivo investigar o funcionamento interno, da superfície e da atmosfera em torno do Sol.

Os instrumentos da sonda SDO vão enviar imagens com resolução dez vezes melhor do que a média das câmeras de televisão de alta definição. O vídeo deve chegar à Terra em uma questão de segundos. O objetivo principal é analisar o funcionamento do chamado dínamo solar, uma rede profunda de corrente de plasma que gera o campo magnético solar.

É este dínamo que, em última análise, está por trás de todas as formas de atividade solar, desde explosões na atmosfera do Sol até manchas relativamente frias que percorrem a superfície da estrela durante dias ou até semanas.

Nenhum comentário: