segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ônibus espacial Endeavour parte em nova missão

http://ttv3.terra.com.br/player/templates/playerCustom.aspx?contentid=269372&disableRelated=false&style=PlayerAtomo&hidelayer3=false&w=480&h=360&slide=190&adfrequency=1&disableuvtag=true&volumeSlider=54&bgcolor=ECEAE7&embedbanner=False&preroll=False&postroll=False&timeout=5&adchannel=embedados.news&adserverid=1&returnUrl=http%3a%2f%2fsdp.terra.com.br%2fpreplayer%2fdefault.aspx%3fvgnid%3d373802%26publisher%3dnoticias%26profile%3dPlayerAtomo.ini%26played%3dtrue&adrnd=6928&or=http%3A//noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0%2C%2COI4252124-EI301%2C00-Onibus+espacial+Endeavour+parte+em+nova+missao.html

Endeavour é lançada para estação espacial

O ônibus espacial Endeavour partiu nesta segunda-feira em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão de 13 dias, durante a qual será instalado o Tranquility, módulo que ampliará o espaço de trabalho na plataforma. Embora o céu estivesse um pouco nublado antes do lançamento, a nave decolou normalmente, às 4h14 (7h14 de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O lançamento desta segunda-feira deve ter sido o último feito durante a noite da frota de ônibus espaciais da Nasa, que deve ser aposentada após completar cinco missões neste ano. O Endeavour permanecerá dois dias em órbita da Terra. Só depois será preparado para se acoplar à ISS, a cerca de 400 quilômetros da superfície terrestre.

Além do Tranquility, os astronautas usarão parte dos 13 dias da missão para instalar uma cúpula envidraçada que permitirá aos ocupantes da estação ter uma vista panorâmica da Terra e do céu sem distorções atmosféricas.

Para a instalação da peça, serão necessárias três caminhadas espaciais, de seis horas e meia cada uma. Tanto o Tranquility, construído pela Itália, como a cúpula são uma contribuição da Agência Espacial Europeia (ESA) ao projeto da ISS.

Da atual missão do Endeavour, participam o comandante americano de origem colombiana George Zamka, o piloto estreante Terry Virts e os especialistas Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire.

Com informações das agências Efe e Reuters

Nenhum comentário: