terça-feira, 6 de abril de 2010

Arianespace lançará sexta-feira seu 1º foguete em 2010

O consórcio espacial europeu Arianespace colocará em órbita na próxima sexta-feira os satélites COMSATBw-2 e ASTRA 3B, o primeiro lançamento da empresa espacial em 2010, depois de atrasá-lo em duas ocasiões.

Uma "anomalia" detectada durante as operações de cronologia do voo foi a causa do segundo atraso no lançamento, que devia de ter ocorrido em 26 de março após um adiamento da data inicial, fixada para o fim de fevereiro a bordo de um foguete Ariane 5.

A nova janela do lançamento, que ocorrerá a partir do centro espacial europeu de Kuru, na Guiana francesa, está prevista para as 19h48 em Brasília da próxima sexta-feira, informou Arianespace em comunicado.

O COMSATBw-2, baseado no Spacebus 3000B2, oferecerá "serviços-chave" para as forças armadas alemãs e fará parte de um sistema de telecomunicações por satélite para o Ministério alemão de Defesa, que poderá transmitir de forma segura dados, voz, comunicações de fax e informações de vídeo e multimídia.

Com duas toneladas e meia no lançamento, o satélite terá uma vida útil de 15 anos, o mesmo tempo que o ASTRA B, cujo peso será de cinco toneladas e meia.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: