quinta-feira, 15 de abril de 2010

Astronauta japonesa soluciona enigma das bolhas de sabão

Atendendo a um pedido da filha, a astronauta japonesa Naoko Yamazaki produziu, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), bolhas de sabão coloridas e não transparentes como as feitas na Terra.

Yamazaki, segunda astronauta japonesa e a primeira mãe do país a viajar ao espaço, integra a tripulação que se uniu à da ISS na semana passada na última missão do ônibus espacial Discovery.

A viagem levou mais mulheres à órbita terrestre do que qualquer outra no passado em uma missão concebida para transportar oito toneladas de equipamentos, incluindo beliches extras para os ocupantes da estação, um tanque de resfriamento de amônia e instrumentos científicos.

Mas Yamazaki, especialista da missão, tinha uma agenda própria a cumprir no espaço, gerada a partir de um pedido da filha de sete anos, intrigada em saber porque o banho de espuma colorido produz bolhas de sabão sem cor na água.

Na quarta-feira, Yamazaki misturou suco de frutas tropicais com o sabão e soprou bolhas vermelhas no espaço para deleite da filha, Yuki, que acompanhava o experimento ao lado do pai, Taichi, via videofone, noticiou a agência Jiji Press.

A experiência funcionou porque o ambiente de microgravidade permitiu que os pigmentos coloridos se espalhassem uniformemente em volta das bolhas, disse o marido de Yamazaki.

Este último experimento segue uma tradição entre os astronautas japoneses de testar, empiricamente, ideias menos ortodoxas no espaço, como tentar voar em um tapete mágico ou aplicar colírio nos olhos.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: