quinta-feira, 29 de abril de 2010

Balão da Nasa se acidenta com equipamentos milionários

Balão espacial da Nasa cai na Austrália

Um balão espacial da Nasa, que levava equipamentos científicos avaliados em vários milhões de dólares, caiu nesta quinta-feira após decolar da base de Alice Springs, no centro da Austrália, sem deixar feridos.

Segundo indicou a rádio ABC, o balão decolou por volta das 8h (horário local, 19h em Brasília). As condições meteorológicas eram favoráveis, mas mesmo assim o aparelho despencou, atingindo um carro que estava estacionado, sem passageiros em seu interior.

Cientistas e curiosos que acompanhavam o lançamento correram assustados após o acidente, mas não houve maiores problemas. O Centro de Lançamento de Balões participa de um projeto com a Nasa, com aparelhos que transportam telescópios que recolhem informações sobre raios X e gama e pesam entre 2 e 3 t, com valor entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões.

O centro, que seguirá realizando outras operações semelhantes em maio, realizou outros lançamentos nas últimas semanas. O último deles foi um balão do tamanho de um estádio de futebol, que viajou até o limite exterior da atmosfera a 50 m por segundo e aterrissou sem problemas no estado de Queensland, nordeste do país.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: