terça-feira, 20 de abril de 2010

Nasa autoriza retorno do Discovery à Terra

A Nasa autorizou o retorno à Terra do ônibus espacial Discovery que, com sete astronautas a bordo, levou provisões à Estação Espacial Internacional (ISS).

A aterrissagem havia sido adiada por um dia devido às condições meteorológicas nas proximidades do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida (EUA). Mas esta manhã, o diretor de voo Bryan Lunney autorizou o comandante do Discovery, Alan Poindexter, a iniciar o retorno.

O Discovery saiu de órbita na terça-feira e começou a planar de volta à Terra, um processo que leva uma hora e marca o final dos 15 dias de missão para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

O pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h08 (10h08 em Brasília), após sucessivos adiamentos desde segunda-feira por causa do mau tempo.

Voando de cabeça para baixo e para trás, cerca de 350 quilômetros acima do oceano Índico, o comandante Alan Poindexter e o piloto Jim Dutton acionaram os dois foguetes de frenagem do Discovery às 9h02 (hora de Brasília), de modo a sair de órbita e pegar o caminho da base.

A nave e seus sete tripulantes passaram dez dias na Estação Espacial, um projeto de 16 países e 100 bilhões de dólares, em construção desde 1998. O ônibus entregou à Estação um depósito de cargas, do tamanho de um microônibus, cheio de equipamentos e prateleiras para experiências científicas, além de um quarto alojamento fornecido pelos EUA, uma câmara escura para o laboratório norte-americano de bordo e outros mantimentos.

O compartimento de cargas italiano que volta à Terra foi embalado junto com equipamentos antigos e outros itens já desnecessários na Estação.

Com informações da Reuters e AFP

Nenhum comentário: