sábado, 10 de abril de 2010

Nasa adia em 24 horas retorno de Discovery à Terra

O retorno do ônibus espacial Discovery à Terra foi adiado em um dia para permitir a revisão do escudo térmico da nave, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), disse a Nasa neste sábado.

"Como o sistema de comunicações Ku-Band do Discovery não está funcionando corretamente, o sistema Ku da ISS transmitirá imagens e uma leitura realizada por laser do escudo protetor do ônibus espacial ao Controle da Missão", afirmou a agência espacial.

Essa inspeção geralmente é feita pouco antes do acoplamento, mas a Nasa explicou que ela foi dificultada na terça-feira passada por problemas na antena do radar do ônibus espacial pouco depois do lançamento de segunda-feira.

Como resultado do adiamento, o retorno do Discovery está previsto agora para segunda-feira 19, às 9h54 de Brasília, ao final de 14 dias de missão.

As imagens e os dados da revisão serão transmitidos para análise ao controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa por parte de uma equipe auxiliar, disse a agência espacial em comunicado.

O exame do escudo térmico das naves é uma manobra habitual nas missões desses veículos desde a tragédia do Columbia em fevereiro de 2003, que se desintegrou ao retornar ao Centro Espacial Kennedy na Flórida após o que tinha sido até então uma bem-sucedida missão científica.

O Discovery decolou na segunda-feira da Flórida, com sete astronautas a bordo, para uma das últimas missões de um ônibus espacial e a primeira com quatro mulheres no espaço.

Com informações das agências EFE e AFP.

Nenhum comentário: