terça-feira, 22 de julho de 2008

Borda da Galáxia de Pinweehl não forma estrelas

Segundo informações publicadas nesta terça-feira pela agência AP, uma investigação do telescópio espacial Spitzer da NASA, mostrou que a zona externa da Galáxia de Pinwheel- também conhecida como Messier 101- não possui matéria orgânica, presente no resto da galáxia.

Esta matéria orgânica é uma espécie de pó formado por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são moléculas que contêm carbono e ajudam na formação de estrelas. Os cientistas acreditam que este pó espacial tem potencial até para formar vida.

O telescópio Spitzer descobriu que a concentração de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos diminui gradativamente do núcleo até o exterior da Galáxia de Pinwheel, até não ser mais detectada na borda.

Segundo os astrônomos, o material orgânico contido na parte exterior da galáxia está sendo destruído pelas fortes radiações provenientes das estrelas.

As manchas vermelhas e azuis aparentes na imagem registrada pelo telescópio fora da galáxia, podem ser novas estrelas ou galáxias distantes.

Imagem do Spitzer mostra manchas vermelhas e azuis fora da galáxia de Pinwheel, que podem ser novas estrelas ou galáxias distantes
Imagem do Spitzer mostra manchas vermelhas e azuis fora da galáxia de Pinwheel, que podem ser novas estrelas ou galáxias distantes

Nenhum comentário: