terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Amadores podem "contar" galáxias na Internet

O website Galaxy Zoo, criado pelo astrofísico Chris Lintott, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, utiliza a ajuda de internautas para classificar galáxias espalhadas pelo universo. Nele, qualquer pessoa pode ajudar a catalogar um milhão de fotos de galáxias de acordo com sua forma, e até descobrir novos corpos celestes nas imagens.

As fotografias foram capturadas por um potente telescópio instalado no Novo México, nos Estados Unidos. Ao ser colocado no ar, mais de 200 mil astrônomos amadores passaram a tentar encontrar galáxias em espiral ou elípticas no Galaxy Zoo, segundo a BBC Brasil.

Uma das usuárias do site disse que "só o fato de poder ver galáxias que estão muito além do Sistema Solar já é sensacional". Para alguns, é uma oportunidade de participar de um projeto de astronomia, informou a sucursal brasileira da agência britânica.

Uma segunda versão do programa, com mais 250 mil fotos do espaço, deve ser disponibilizada em breve. O trabalho pode ajudar os cientistas a entender questões fundamentais como a formação de galáxias e as origens do universo.

Astrônomos iniciantes podem ajudar a catalogar um milhão de fotos de galáxias em um website

Astrônomos iniciantes podem ajudar a catalogar um milhão de fotos de galáxias em um website

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

Nenhum comentário: