segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cometa Lulin terá seu ápice na madrugada desta terça

O cometa verde Lulin, descoberto por astrônomos de Taiwan e da China, está cruzando os céus de várias localidades do mundo, inclusive o Brasil, e poderá ser visto em seu maior esplendor na madrugada de segunda para terça-feira. Neste dia, o brilho do fenômeno permitirá que seja observado por qualquer pessoa apenas com a ajuda de um binóculo. Ele estará a cerca de 60 milhões de quilômetros, menos da metade da distância entre a Terra e o Sol.

O Lulin foi observado na manhã desta segunda-feira cruzando o céu da cidade de Stedman, no Estado americano da Carolina do Norte. O tempo de exposição foi de 30 segundos.

Segundo especialistas, o cometa poderá ser observado desde o entardecer desta segunda-feira até o amanhecer do dia seguinte. O cometa Lulin é da cor verde devido à estrutura de seus compostos de carbono e porque tem cianogênio, um gás tóxico.

"O binóculo tem que ser utilizado de qualquer maneira porque o cometa está no limite de não ser mais visto sem instrumentos", informou o astrônomo chileno Arturo Gómez ao Terra Chile. De acordo com o pesquisador, se a noite tiver clima ameno e Lua pequena no céu, terá condições astronômicas ideais para que os curiosos enxerguem o cometa.

Cometa Lulin cruza o céu da cidade de Stedman, no Estado americano da Carolina do norte, na manhã desta segunda-feira

Cometa Lulin cruza o céu da cidade de Stedman, no Estado americano da Carolina do norte, na manhã desta segunda-feira

Redação Terra

Nenhum comentário: