domingo, 22 de fevereiro de 2009

Concurso popular escolherá nome do 1º foguete da Coreia do Sul

O Governo da Coreia do Sul anunciou hoje a convocação de um concurso popular para que os cidadãos elejam o nome do primeiro foguete espacial que se lançará desde o país asiático, segundo a agência local de notícias "Yonhap".

O Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia explicou que as pessoas poderão propor nomes a partir de amanhã, segunda-feira, através de seu site (www.kslv.or.kr).

O Governo pediu aos cidadãos que o nome do foguete reflita a importância histórica de seu lançamento e que ao mesmo tempo seja simples e fácil de lembrar.

O ganhador do concurso, que será anunciado em 16 de abril, receberá um prêmio de 3 milhões de wons (cerca de US$ 2 mil).

Desde 2002, Seul gastou 502,5 bilhões de wons (cerca de US$ 333,4 milhões) na construção do foguete Korea Space Launch Vehicle-1 (KSLV-1), que deve ser lançado na segunda metade deste ano.

O foguete, atualmente em fabricação conjunta entre o Instituto de Pesquisa Aeroespacial de Coreia (Kari) e a Agência Espacial russa, pode pôr em órbita até 100 quilos de carga útil.

A nave, que tem dois estágios, pesa 140 toneladas com a carga completa de combustível e mede 33 metros de altura e 2,9 metros de diâmetro.

O propulsor principal da primeira fase do foguete, fabricado pela Rússia, tem capacidade para impulsionar 170 toneladas e o segundo estágio, produzido pela Coreia do Sul, conta com uma força de impulso de 7 toneladas.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: