quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nasa oferece vôos gratuitos em gravidade zero

A Nasa, agência espacial americana, oferece o custeio de vôos espaciais para leigos, estudiosos e institutos privados ou públicos que tenham em mãos projetos com tecnologia viável para ser utilizada futuramente na exploração espacial. Todas as horas de vôo serão pagas pela agência espacial, ficando as demais despesas de responsabilidade do proprietário do plano.

O Acesso Facilitado ao Ambiente Espacial para Desenvolvimento e Treinamento de Tecnologias (Facilitated Access to the Space Environment for Technology Development and Training, Fast, em inglês) tem o objetivo de impulsionar as tecnologias emergentes em um ambiente de gravidade reduzida.

Os testes são realizados por um avião que voa repetidamente em trajetória parabólica, criando breves períodos de gravidade zero, além de simular padrões gravitacionais parecidos com os encontrados na superfície da Lua ou de Marte.

A iniciativa escolherá pelo menos as 20 melhores propostas até o dia 20 de março. Os testes terão início em agosto deste ano no Ellington Field, situado no Centro Espacial Johnson, em Houston, no estado do Texas.

Com informações da Nasa

Magnet

Nenhum comentário: