terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fracassa missão de satélite para monitorar CO2

O módulo que transportava um satélite para monitorar as emissões globais de dióxido de carbono, gás responsável pelo efeito-estufa, falhou ao não conseguir se separar do foguete que o impulsionava ao espaço pouco depois do lançamento nesta terça-feira, anunciou a Agência Espacial Americana (Nasa).

"Ao que parece houve problemas com a separação e o satélite não alcançou sua órbita", afirmou o apresentador do canal de TV da Nasa, George Diller. "Ainda estamos avaliando o status da posição e o estado exato do aparelho aeroespacial. Não tivemos um lançamento de sucesso esta noite", completou.

Depois de alguns minutos de vôo, os diretores de lançamento declararam uma contingência quando os propulsores falharam na separação do módulo de satélite, que foi lançado na base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia, às 1h55 (6h55 de Brasília) a bordo de um foguete Taurus XL.

A missão do Observatório Orbital de Carbono (OCO) era a de fazer um mapeamento da distribuição global de dióxido de carbono e estudar suas mudanças ao longo do tempo.

Este era o primeiro satélite lançado pela Nasa para estudar o dióxido de carbono. Em janeiro, o Japão lançou um satélite com uma missão similar. O dióxido de carbono encabeça a lista de gases de efeito estufa produzido por humanos, que provocam o aquecimento global.

O módulo que transportava um satélite para medir as emissões de dióxido de carbono falhou após o lançamento por não ter se separado do foguete que o ...

O módulo que transportava um satélite para medir as emissões de dióxido de carbono falhou após o lançamento por não ter se separado do foguete que o levaria ao espaço
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: