domingo, 22 de maio de 2011

Astronautas do Endeavour realizam 2ª caminhada espacial

Imagem mostra vista da câmera do capacete do astronauta Mike Fincke's. Foto: Reuters

Imagem mostra vista da câmera do capacete do astronauta Mike Fincke%u2019s

Dois astronautas iniciaram neste domingo a segunda de quatro caminhadas especiais da última missão do ônibus espacial americano Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a agência espacial americana (Nasa). Os astronautas Drew Feustel e Mike Fincke saíram às 06h05 (03h05, horário de Brasília) para encher com amoníaco os radiadores da Estação, disse a Nasa.

Além disso, deverão lubrificar um painel solar e partes do Dextre, um robô de dois braços capaz de executar delicadas tarefas de montagem de peças que eram feitas normalmente por astronautas. A caminhada deste domingo é a de número 246 de astronautas americanos e a 157 para trabalhos de manutenção da ISS.

O Endeavour foi lançado na segunda-feira com cinco astronautas americanos e um italiano, e acoplou-se à ISS na quarta-feira. O ônibus espacial permanecerá na Estação Espacial Internacional até o dia 30 de maio e aterrissará no dia 1º de junho nos Estados Unidos.

A missão de 16 dias é a última do Endeavour antes de sua aposentadoria. O programa espacial americano está pronto para terminar no fim de 2010 após o último voo do Atlantis, previsto para meados de julho.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: