sexta-feira, 20 de maio de 2011

Caminhada espacial é interrompida por causa de falha em traje

O sensor de dióxido de carbono do traje de um dos astronautas americanos deixou de funcionar na caminhada. Foto: EFE

O sensor de dióxido de carbono do traje de um dos astronautas americanos deixou de funcionar na caminhada

A agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês) interrompeu hoje a caminhada espacial que dois astronautas do ônibus espacial Endeavour realizavam por causa de uma falha detectada em um dos trajes espaciais.

O sensor de dióxido de carbono do traje do astronauta americano, Greg Chamitoff, deixou de funcionar, motivo pelo qual a Nasa decidiu suspender a atividade fora do veículo. Esse foi o motivo pelo qual a Nasa decidiu suspender a atividade quando os astronautas estavam há quase cinco horas trabalhando e lhes restava uma tarefa para cumprir.

A Nasa precisa saber o tempo todo se os níveis de dióxido de carbono que o astronauta expulsa ao respirar são altos demais. Embora seja impossível confirmar se esses níveis eram perigosos para a integridade de Chamitoff, a Nasa preferiu não arriscar e suspender a caminhada.

Por esta razão, os tripulantes do Endeavour tiveram que renunciar à colocação de uma antena sem fio na superfície do módulo laboratório Destiny, operação que teria levado quase uma hora. Chamitoff e seu companheiro Drew Feustel tinham iniciado a caminhada às 4h10 (horário de Brasília) e previam permanecer no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) durante mais de seis horas.

Os dois especialistas tiveram tempo de realizar seus outros trabalhos, como encher os radiadores com amoníaco e instalar ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave.

Durante sua missão de 16 dias, os astronautas têm previstas quatro jornadas de trabalho fora do complexo ISS-Endeavour, que serão as últimas caminhadas espaciais da era das naves americanas, iniciada em 1981 e que chegará a seu final em julho com o lançamento do Atlantis.

O ônibus espacial se desacoplará da plataforma orbital no dia 30 de maio. Os seis tripulantes do Endeavour são o comandante Mark Kelly, o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas Fincke, Chamitoff e Feustel; e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.

Esta é a 25ª e última missão espacial do ônibus espacial americano, que realizou sua primeira viagem em 1992 e que quando retornar à Terra, no dia 1º de junho, será exposto em um museu de ciências em Los Angeles. O Endeavour foi construído depois do desastre da nave Challenger, que explodiu após seu lançamento em janeiro de 1986, uma catástrofe na qual morreram sete astronautas.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: