quarta-feira, 11 de maio de 2011

EUA querem estabelecer regras espaciais com China

Os Estados Unidos querem estabelecer regras sobre o uso do espaço, informou nesta quarta-feira o chefe de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos, Gregory Schutle, preocupado com a possível concorrência no setor entre as duas potências.

Em 2007, a China foi uma surpresa para os americanos ao se tornar o terceiro país do mundo a derrubar um de seus próprios satélites, durante um teste inédito desde a Guerra Fria entre Washington e Moscou, 20 anos antes.

Gregory Schutle descreveu os investimentos realizados pela China no setor como "impressionantes" e disse que, durante uma série de conversações com parceiros chineses, apresentou "normas de conduta" no assunto.

"Dissemos a eles que estávamos preocupados, especialmente em época de crise, com a possibilidade de que haja um mal-entendido entre os países que provoque uma situação imprevista, o que não seria interessante para nenhum dos países", afirmou durante uma comissão do Congresso dedicada aos relatórios da China e Estados Unidos nos assuntos de economia e segurança.

O teste chinês com o míssil anti-satélite realizado em 2007 espalhou fragmentos no espaço. O exército americano publicou, só em 2010, pelo menos 700 notificações para prevenir as colisões entre restos espaciais e satélites, incluindo o chinês

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: