quinta-feira, 19 de maio de 2011

Astronautas instalam espectrômetro do Endeavour na ISS

O ônibus espacial Endeavour faz missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional. Foto: AFP

O ônibus espacial Endeavour faz missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour instalaram um detector de partículas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, quarto dia de um total de 16 de sua missão. Os astronautas instalaram no laboratório orbital o "Alpha Magnetic Spectrometer-2" (AMS-2), um detector de partículas de US$ 2 bilhões e 7 t.

O projeto ficará na ISS para investigar o Espaço durante a próxima década em busca de pistas sobre a matéria escura e a antimatéria. O AMS "foi instalado com sucesso no lado direito da parte externa da Estação Espacial Internacional", informou a agência espacial americana (Nasa). "Os especialistas Andrew Feustel e Roberto Vittori usaram o braço robótico da nave para retirá-lo" e passá-lo para o braço da ISS, acrescentou.

"O piloto Greg Johnson e o especialista Greg Chamitoff usaram então o braço robótico para instalar o AMS na estação", explicou. Enquanto isso, os funcionários da Nasa em terra controlam o revestimento térmico do Endeavour, já que várias placas isolantes podem ter ficado danificadas durante o lançamento na última segunda-feira.

Vários gráficos que representam as placas danificadas na parte inferior da nave foram divulgados em uma entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, ao final do terceiro dia da missão do ônibus espacial. A tripulação está equipada com kits para reparar as placas que podem ter ficado danificadas.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: