sexta-feira, 20 de maio de 2011

Astronautas do Endeavour realizam primeira saída espacial

Dois astronautas do Endeavour iniciaram nesta sexta-feira a primeira das quatro saídas espaciais previstas para a missão, a penúltima do programa de ônibus espaciais americanos, informou a agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês).

Andrew Feustel e Greg Chamitoff deixaram a câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde passaram a noite, às 07h10, seis minutos mais cedo que o previsto.

Durante a saída, programada para durar seis horas e meia, eles deverão efetuar várias tarefas, incluindo recuperar o material - instalado em 2009 - de duas experiências científicas, realizadas no vácuo, para levá-lo até o Endeavour, que o trará de volta à Terra.

Além disso, instalarão uma nova proteção na estrutura de rotação de um dos quatro painéis solares da ISS. O ônibus espacial foi lançado na segunda-feira do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, para uma missão de 16 dias que levará à ISS um potente experimento de física para investigar a origem do Universo. Será o último voo do Endeavour antes de sua aposentadoria definitiva.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: