terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lançada com sucesso primeira missão lunar indiana

A Índia lançou com sucesso a sua primeira missão não tripulada à lua, às 22h50 desta terça-feira. O satélite vai ao espaço com o objetivo de captar imagens da superfície lunar, segundo a CNN.

»Veja mais fotos do lançamento
» Veja vídeo do foguete indiano

A nave, batizada de Chandrayaan-1, vai orbitar a lua durante dois anos. Com o lançamento, a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, em inglês) entra na corrida espacial ao lado de países como EUA, China e Rússia.

"O lançamento foi perfeito. A nave chegará à órbita lunar em 15 dias e de lá começará sua tarefa", disse à agência Efe um porta-voz da organização.

A nave, de aproximadamente 1,4 mil kg e equipada com 11 instrumentos científicos, custou 3,86 bilhões de rúpias (cerca de US$ 78 milhões), segundo a emissora indiana NDTV".

Tanto o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, como a presidente, Pratibha Patil, comemoraram o lançamento, que foi qualificado pela imprensa indiana como um "grande salto" no programa espacial do país.

Um porta-voz do programa espacial da Índia afirmou que o país pretende enviar um indiano ao espaço em um prazo de cinco anos, e estuda a possibilidade de que um astronauta local pise em solo lunar em 2025.

Chandrayaan-1 vai orbitar a lua durante dois anos
Chandrayaan-1 vai orbitar a lua durante dois anos

Com informações de agências internacionais

Nenhum comentário: