sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nasa: ciclo solar vive fase mais calma em décadas

Imagens divulgadas ontem pela Nasa identificam que o ciclo solar, mesmo estando no período de atividade mínima, vive a sua fase mais calma em décadas, informaram cientistas da agência espacial americana ao The New York Times. Segundo os pesquisadores, em 200 dias neste ano, as manchas solares não foram encontradas durante as observações.

» Veja imagem ampliada do ciclo solar

Com fotografias tiradas pelas câmeras da sonda espacial Soho (em inglês, Solar and Heliospheric Observatory), os astrônomos compararam os diferentes momentos do ciclo solar em 2001 até o final do mês de setembro desse ano.

Em uma das imagens de 7 anos atrás, o Sol vivia o momento máximo do ciclo solar, onde eram claramente visíveis diversas manchas e erupções solares, além de fortes tempestades geomagnéticas. Na última observação, em 27 de setembro desse ano, constatou-se o início do período menos intenso dessas atividades.

De acordo com os especialistas, o que chamou a atenção foi a total inatividade desses elementos em pouco tempo. A atividade solar aumenta e diminui em períodos de cerca de onze anos. O ciclo solar número 23 teve o seu máximo de intensidade entre os anos 2000 e 2002 quando passou por uma fase de fortes tempestades.

As manchas solares são regiões com temperatura mais baixa que as outras e com intensa atividade magnética. Consistem em uma área central escura, chamada "umbra", rodeada por uma penumbra mais clara. Apenas uma mancha pode medir cerca de 12 mil km - quase tão grande quanto o diâmetro da Terra. Um grupo maior delas atingiria a incrível marca de 120 mil km de extensão.

Durante as maiores atividades do astro, o freqüente surgimento de tempestades magnéticas podem danificar satélites no espaço e também interferir em transmissões de rádio até mesmo na Terra.

Imagem de 2001, à esquerda, mostra as manchas solares no período de alta intensidade; a foto de setembro desse ano, à direita, confirma o momento calmo do ciclo solar
Imagem de 2001, à esquerda, mostra as manchas solares no período de alta intensidade; a foto de setembro desse ano, à direita, confirma o momento calmo do ciclo solar

Nenhum comentário: