sábado, 4 de outubro de 2008

Órbita da ISS é corrigida para acoplamento de nave

A posição da Estação Espacial Internacional (ISS) foi elevada em 1,25 km neste sábado, com vistas ao acoplamento da nave russa Soyuz TMA-13, que dentro de dez dias levará à plataforma sua próxima tripulação e um turista espacial.

A correção na órbita foi feita automaticamente, por um computador da própria ISS, mediante o acionamento, durante cinco minutos, dos propulsores do cargueiro Progress-65, atualmente acoplado à estação, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE).

A manobra, que estava prevista para quinta-feira, mas foi adiada por dois dias devido à ameaça de uma colisão com lixos espaciais, situou a plataforma orbital a uma altura de 353 quilômetros em relação à superfície terrestre.

De modo geral, a ISS gira ao redor da Terra a entre 330 e 360 km de altitude. Mas, a cada dia, a plataforma perde entre 100 e 150 m de altura, devido à gravitação terrestre, à atividade solar e a outros fatores.

O objetivo da operação de hoje foi colocar a estação em uma órbita que garanta ótimas condições para o acoplamento da Soyuz TMA-13, cujo lançamento está previsto para 12 de outubro, na base cazaque de Baikonur.

A Soyuz TMA-13 levará ao espaço a próxima tripulação da ISS, integrada pelo russo Yuri Lonchakov e o americano Michael Fincke, e também um turista espacial, o milionário americano Richard Garriott.

Nenhum comentário: