terça-feira, 14 de outubro de 2008

Nasa tenta "despertar" telescópio orbital Hubble

A Nasa fará amanhã uma tentativa de "despertar" o telescópio orbital Hubble, fora de operação há duas semanas por erros de um computador, informaram hoje técnicos da agência espacial americana. Os problemas no Hubble obrigaram a atrasar outras missões, como o lançamento da missão de reparação do telescópio, assim como o lançamento do foguete Ares 1-X, primeiro protótipo do veículo com o qual a agência enviará astronautas ao espaço em 2015.

A Nasa havia programado o lançamento do Ares 1-X para o fim da primavera no hemisfério norte, do Centro Espacial Kennedy. O programa foi suspenso há duas semanas, porém, quando houve um problema técnico em um computador que trabalha na transmissão à Terra das imagens e dados científicos do telescópio, mantido em órbita a cerca de 480 km do planeta.

A falha obrigou o adiamento do lançamento de nave, agora programado para o fim de fevereiro. Art Whipple, diretor de programa do Hubble no Centro Goddard de Vôo Espacial, em Maryland, disse que os engenheiros enviarão amanhã comandos ao telescópio para que a operação passe a um computador de reposição - que será usado pela primeira vez desde que o telescópio chegou à sua órbita há 18 anos.

"No Espaço é muito pouco o que envelhece um componente de equipamento que nunca esteve conectado", explicou. "De fato, é um ambiente muito bom para armazenamento e conservação de componentes", acrescentou. Whipple disse que, se a operação der resultados, o Hubble poderá retomar seus trabalhos científicos na sexta-feira.

Nenhum comentário: