quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pesquisa pode explicar a origem do universo

A descoberta de que a formação de uma galáxia e o surgimento de buracos negros estão relacionados diretamente podem ajudar a trazer respostas sobre a origem do univerno. A relação entre os dois fenômenos foi apresentada na última reunião anual da Sociedade Americana de Astronomia, ocorrida na Califórnia, nos Estados Unidos.

Estudos sobre as galáxias e os buracos negros em seu centro revelaram uma relação intrigante entre as massas dos buracos negros e das estrelas e o gás da galáxia que gravita ao seu redor. "Um influencia no desenvolvimento do outro. A grande questão agora é descobrir como eles interagem nos seus processos de desenvolvimento", disse o cientista alemão Dominik Riechers ao jornal El País.

As galáxias são compostas por estrelas, gás, poeira e outros corpos celestes unidos por atração gravitacional, o que inclui a Via Láctea, onde fica o Sistema Solar. Os buracos negros, que se encontram no centro das galáxias, teriam sido os primeiros a se formar por ocasião do nascimento do universo, cuja idade giraria em torno dos 13,7 bilhões de anos.

Para buscar essas respostas, telescópios como o James Webb, que substitui o Hubble, serão algumas das ferramentas utilizadas pelos cientistas.

Com agências internacionais.

Nenhum comentário: