quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rússia busca recorde de lançamentos espaciais em 2009

A Roscosmos, agência espacial russa, anunciou nesta quinta-feira que realizará este ano 39 lançamentos, nove deles em naves tripuladas, feito que pode virar um recorde na história espacial. "Bateremos o recorde. Temos a intenção de fazer 39 lançamentos espaciais em 2009. Nunca houve nada parecido na história desde o vôo de Yuri Gagarin (primeiro ser humano a viajar ao espaço)", afirmou Alexéi Krasnov, diretor do programa de vôos pilotados da agência russa.

Segundo ele, a intenção da Roscosmos é garantir o trabalho da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), que este ano terá entre três e seis membros. Para isso, a agência agendou a viagem de dez naves, quatro tripuladas Soyuz e cinco cargueiros Progress, assim como um pequeno módulo científico. Krasnov disse também que estão previstos o mesmo número de lançamentos para o ano que vem, devendo aumentar ainda mais em 2011.

Por outro lado, a ESA, agência espacial européia, lembrou que no próximo mês de maio a plataforma orbital terá o primeiro comandante europeu. "Esperamos com impaciência a viagem de Frank De Winne. A tripulação não será mais de três, e sim de seis membros", declarou René Pischel, chefe da representação permanente da ESA em Moscou.

Pischel contou que está previsto para 2010 o lançamento de um cargueiro europeu à Estação Espacial e, a cada 17 meses, um novo deve ser enviado.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: