quarta-feira, 24 de junho de 2009

ESA divulga "primeiro ensaio" do telescópio Herschel

Imagem da M51 (galáxia whirlpool) no infravermelho, com 3 cores
Imagem da M51 (galáxia whirlpool) no infravermelho, com 3 cores

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3841412-EI238-ABG,00.html

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quarta-feira uma imagem da Galáxia Whirlpool obtida pelo telescópio Herschel. A imagem, tirada no dia 14 de junho, é apenas um "primeiro ensaio", mas já demontra que dentro de um mês o telescópio infravermelho, o maior em órbita, vai estar pronto para operar em plena capacidade. As informações são da agência Efe.

A galáxia Whirlpool, localizada cerca de 35 milhões de anos luz, na constelação de Canes Venatici, é o membro mais brilhante do Grupo M51, e possui uma galáxia companheira, denominada NGC 5195 ou M51B. A galáxia foi descoberta em 13 de outubro de 1773, por Charles Messier.

Os satélites europeus de observação astronômica Planck e Herschel, destinados a investigar a origem do universo, foram lançados no dia 14 de maio ao espaço a bordo de um foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana francesa.

Tanto o Planck como o Herschel, construídos por Thales Alenia Sapace e a Agência Espacial Européia (ESA), descreverão órbitas elípticas e suas missões estão dentro do programa da ESA. O satélite Herschel, de 7 metros de altura e 4,3 metros de largura, receberá radiações infravermelhas de grande amplitude de onda emitidas por alguns dos objetos mais frios e distantes do Universo, onde existem estrelas e galáxias em formação.

Os dois satélites deveriam ter sido colocados em órbita em 2007, mas o lançamento acabou atrasado por dois anos.

Redação Terra

Nenhum comentário: