segunda-feira, 22 de junho de 2009

Satélite vai monitorar lago chileno que esvaziou 4 vezes

Especialistas irão monitorar via satélite um lago chileno em uma zona de geleiras que, no período de um ano, desapareceu e voltou a se encher d'água em quatro oportunidades. A Direção Geral de Águas (DGA) do Ministério de Obras Públicas do Chile instalou uma estação perto do Cachet-2, com o objetivo de medir os níveis de água.

O projeto, que tem custo de 100 milhões de pesos, busca também quantificar os recursos hídricos dos Campos de Gelo, área onde se encontram dois terços das geleiras do país.

O Cachet 2, situado 1,7 mil km ao sul de Santiago, perdeu em quatro oportunidades grandes volumes de água até praticamente esvaziar de abril do ano passado para cá devido às altas temperaturas, disseram os pesquisadores na época. Medições feitas pelo Centro de Estudos Científicos de Valdivia (CECS) sugeriram que o esvaziamento é um fenômeno natural em geleiras durante o verão, período no qual predominam os processos de fusão ligados ao aquecimento que atinge a região.

Segundo os especialistas, no ano passado, o volume de água voltou ao normal depois que o túnel de extensão do lago - de oito km de comprimento -, onde escoaram 200 bilhões de l de água em poucas horas, se fechasse novamente.

A DGA explicou que os novos equipamentos permitirão investigar profundamente como ocorrem os vazamentos e alertar à população sobre a possibilidade de enchentes causadas pela saída de água do lago. Além disso, uma estação meteorológica construída no início do ano em uma das geleiras mede parâmetros de temperatura, precipitação, velocidade, direção do vento e radiação na região.

O Lago chileno Cachet 2 desapareceu e voltou a se encher d'água por quatro vezes

O Lago chileno Cachet 2 desapareceu e voltou a se encher d'água por quatro vezes

Terra Chile

Nenhum comentário: