quinta-feira, 25 de junho de 2009

Veículo explorador da Nasa está "preso" nas areias de Marte

Um dos dois veículos exploradores da Nasa em Marte, o Spirit, está preso nas areias do planeta vermelho e uma de suas seis rodas continua inutilizada, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial americana.

O problema se deve ao fato de que uma rocha na parte inferior do veículo - que tem o tamanho de uma lavadora doméstica - impede que outras rodas se assentem sobre a superfície. Além disso, a roda anterior direita segue inutilizada.

No entanto, longe de ser um inconveniente, o local onde o Spirit se encontra, batizado como "Tróia" pela Nasa, é uma bênção para os cientistas, porque possibilita a reunião de boas informações sobre o ambiente do planeta, disse o JPL em comunicado. "Foi uma casualidade. Tróia é um dos locais mais interessantes pelos quais o Spirit já passou", disse um dos diretores de pesquisa científica do veículo, Louis Arvidson.

Segundo cientistas do Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston (EUA), dados iniciais apontam para a presença de ferro na forma de sulfato férrico. Já as diferenças de cor observadas na superfície pela câmera panorâmica do Spirit poderiam ser atribuídas a diferenças na hidratação dos sulfatos férricos.

A pesquisa sobre o ambiente marciano em Tróia se viu beneficiada também pelos ventos que sopraram sobre a região em abril e maio últimos e que limparam os painéis solares do Spirit e aumentaram sua provisão de energia. "A quantidade excepcional de energia (...) permite o uso completo de todos os instrumentos do veículo explorador", comentou Richard Moddis, cientista do Centro Espacial Johnson. "Se o veículo fica preso, é bom que isso tenha ocorrido em um local tão interessante cientificamente", completou.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: